28 abril 2011

A SÁUDE PÚBLICA E O SURGIMENTO DELA NO BRASIL



Começamos com uma breve introdução do surgimento da saúde pública com a comparação da mesma com uma nova roupagem. A saúde pública vai surgir apartir de uma proposta da organização mundial de saúde (OMS) com defesa do bem – estar físico, psíquico e social.

No Brasil ela vem surgindo nos tempos de colônia onde as únicas formas de assistência à saúde eram ministradas por pagés e índios curandeiros que faziam trabalhos de médicos, já que só existiam médicos na capital. A evolução da saúde pública ocorreu no governo de Rodrigues Alves, onde foi tomada a primeira medida sanitarista do Brasil.

Logo depois da medida sanitarista, veio a nome ação do médico Osvaldo Cruz para da um jeito nos problemas de saúde e doenças mais graves. A saúde pública do Brasil hoje tem se revelado de baixíssima qualidade com inadequado atendimento para a população pobre, já que os ricos não precisam de assistência pública, pois eles utilizam a assistência privada.

Agregada a essa situação precária da saúde pública do Brasil, vemos aspectos degradantes o Sistema Único que necessariamente não abrange toda população. Para solucionar este problema teria que ser criada uma corrente política social – democrata onde seu principal objetivo era de formar um estado igualitário onde exija verdadeiramente a igualdade para todos cidadãos e a distribuição dos recursos seja divida proporcionalmente para cada cidadão nas áreas de saúde , previdência , educação e segurança.















4 comentários:

  1. pagamos impostos para ter saúde pública, educação pública e segurança pública... ae quando vc vai ver está pagando um plano de saúde, uma escola particular pro filho e segurança não vemos em nenhum lugar.

    ResponderExcluir
  2. Existe um grande descaso no Brasil , na educação e principalmente na saúde pública , ateh qndo vamos tolerar esses tipo de coisa?

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é ótimo jamyle,trata de assuntos mt importante (:

    ResponderExcluir

Comentar com respeito e seriedade!