07 julho 2011

Análise sobre o filme "Preciosa"

Preciosa – Uma História de Esperança

Uma garota chamada Clarice Preciosa Jones de 16 anos ainda no colegial sonha em ter um namorado de pele branca, lindo e que a ame e sonha em ser uma modelo famosa e conhecida no canal de televisão, mais a sua mãe como sempre a impedi de realizar seus sonhos.
Preciosa é uma garota tímida na sala de aula, senta-se sempre nos fundos e fica calada por ter vergonha da sua própria aparência com medo de ser humilhada pelos seus colegas de classe que a ignorava. Ela tem uma grande admiração, pelo professor de matemática Sr. Wicher pelo fato de estar encantada pela beleza dele então faz com que ela se sinta mais interessada pelas aulas do professor.

Preciosa tem um desejo de realizar padrões impostos pela sociedade e se sente anormal por não fazer parte deste âmbito social.

Preciosa é sexualmente abusada por seu pai em casa com autorização de sua mãe que mantinha com Preciosa uma relação de ódio, desprezo e competição. Esta relação que Preciosa manteve com o seu pai gerou dois filhos cujos sua mãe chamava de porcaria. Preciosa também é abusada sexualmente não só pelo seu pai mais também por sua mãe sexualmente.

Ao saber da gravidez pela segunda vez a escola toma medidas drásticas de expulsão colocando - a em uma escola alternativa. Preciosa nesse momento foi desamparada pela escola que não soube lhe dar apoio e não procurou meios para tentar descobrir e resolver seus problemas familiares que a prejudicava no seu ensino e no convívio social. O que acaba sustentando preciosa são os seus sonhos porque se não fosse seus sonhos que a alimenta se para continuar tendo força contra os abusos e maus tratos cometidos pelos seus pais ela já estaria morta.

Preciosa tem uma filha com Síndrome de Down que convive com a sua avó que só apareci para visitar ela quando recebi a visita da Assistente Social para continuar recebendo  o auxilio bolsa família.
Preciosa é encaminhada  a uma escola alternativa um modo diferente de aprendizagem que ensina jovens com dificuldades de aprender e que tem uma educação familiar conturbada. Preciosa traz consigo na escola nova o preconceito vivenciado (bullying) da antiga escola onde estudou e no bairro onde mora. Com a ajuda da nova professora Sra. Rain Preciosa acaba recuperando seus estudos e melhorando a sua nota a cada dia que passa na escola cria mais coragem ainda para dizer que foi abusada sexualmente e agredida por sua família dentro de sua própria residência. Preciosa ao visitar a Assistente Social Sra. Weiss a mando de sua mãe que a pedi para recuperar o beneficio familiar que foi cancelado pela Assistente Social, que acaba impressionando Preciosa a contar toda a verdade de sua mãe, que a explorava para poder continuar recebendo o dinheiro do seguro após a essa situação preciosa acaba revelando toda a história e conta que foi agredida desde a infância por seus pais. O filme mostra a inadimplência da Assistente com o caso de Preciosa, por não ter a sensibilidade de analisar o caso em se colocar no lugar de Preciosa coisa que a Assistente Social não teve capacidade de ter um olhar mais apurado sobre a situação ao contrário da Sra.Rain que teve essa atitude de conhecer e se colocar na situação (no lugar) de Preciosa ajudando no seu caso e dando coragem. O filme também tem como lição de vida a professora Sra. Rain que é homossexual e faz Preciosa ver ela de um jeito mais humano e a respeitá-la, algo que ela nunca tinha visto antes em sempre achar por culpa da sua mãe que a influenciava em dizer que os homossexuais eram pessoas não confiáveis a partir desse momento que ela convive com a professora que a ajudou no seu desenvolvimento social ela passa ter essa nova visão ao contrario da sua mãe que sempre condenou, e acaba vendo que as próprias  pessoa que a machucou foi seus próprios pais. Preciosa acaba então sabendo que foi contaminada pelo vírus da AIDS após a morte do seu pai que passou o vírus para ela, mais isso não a impedi de continuar seguindo a vida e recomeçando uma nova fase com seus dois filhos. Para que está situação se resolve a Assistente Social, teria que intervir ajudando Preciosa com medidas que dessem melhores condições de vida a ela mesma. Atitudes estas como direcionando os filhos dela para uma creche – escola e fazendo um acompanhamento psicossocial com Preciosa para ajudar no seu desenvolvimento e proporcionando a com cursos profissionalizantes e aulas de formação escolar, quanto as crianças elas iriam ter programações recreativas e um professor para ensinar também ajudando a todos em seu desenvolvimento.


REFERÊNCIA:

Título: Preciosa
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Lee Daniels
Duração: 110 min
Gênero: Drama
Status: Arquivado

9 comentários:

  1. Esse filme é um verdadeiro soco no estômago , um filme daqueles impossível de se dormir direito depois de ver ... seguindo seu blog , da uma passada no meu ???
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog, principalmente, pelas análises. Parabéns!

    Nos faça uma visitinha... =D
    Meu Cantinho, ♥
    http://mile-meucantinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É no q dá nascer gostosona. Porra! Aprenda a escrever a letra EEEEEE! ImpedEEEEEE, recebEEEEE, q vício mais fedorento esse de colocar I no fim das palavras q se escrevem e PRONUNCIAM com EEEE.

    ResponderExcluir
  4. huauhauhuha desculpa senhor Paulão Fardão.Só acho que o senhor deveria ser um pouco mais educado em sua crítica né?!
    Obrigado mesmo assim pelo comentário,reconheço meu erro em errar na pronuncia.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  5. aah muito bacana o blog; adorei!!!

    http://uzeabuze.blogspot.com

    Beijos Mil ♥

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu blog e estamos te seguido.
    Espero que você dê uma passadinha no nosso e siga-nos!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei curioso para assistir esse filme!

    http://andersonsantos-recife.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. INFELIZMENTE a triste realidade de muitas garotas... Filme voltado para assistencia social... Extremamente violento forte e profundamente triste. (a parte que ela revela que chama a filha de "mongo" de mongoloide me corta o coração)
    espero tua visita.
    adorei seu blog
    http://pedagogacliceli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. MUITO BACANA E TRISTE PIS ESSES CONCEITOS PODRES DE CORPO PFEITO E ´PASSADO DE GERAÇAO EM GERAÇAOS A EXPLORAÇOA SEXUAL A DEGRADAÇAO DE SUA MAE A DEFICIENCIA E ETC... ALEM DE TANTOS OUTROS TRANSTORNOS CM A AIDS RECLAMAMOS DE BA RRIGA CHEIA

    ResponderExcluir

Comentar com respeito e seriedade!