28 abril 2011

A SÁUDE PÚBLICA E O SURGIMENTO DELA NO BRASIL



Começamos com uma breve introdução do surgimento da saúde pública com a comparação da mesma com uma nova roupagem. A saúde pública vai surgir apartir de uma proposta da organização mundial de saúde (OMS) com defesa do bem – estar físico, psíquico e social.

No Brasil ela vem surgindo nos tempos de colônia onde as únicas formas de assistência à saúde eram ministradas por pagés e índios curandeiros que faziam trabalhos de médicos, já que só existiam médicos na capital. A evolução da saúde pública ocorreu no governo de Rodrigues Alves, onde foi tomada a primeira medida sanitarista do Brasil.

Logo depois da medida sanitarista, veio a nome ação do médico Osvaldo Cruz para da um jeito nos problemas de saúde e doenças mais graves. A saúde pública do Brasil hoje tem se revelado de baixíssima qualidade com inadequado atendimento para a população pobre, já que os ricos não precisam de assistência pública, pois eles utilizam a assistência privada.

Agregada a essa situação precária da saúde pública do Brasil, vemos aspectos degradantes o Sistema Único que necessariamente não abrange toda população. Para solucionar este problema teria que ser criada uma corrente política social – democrata onde seu principal objetivo era de formar um estado igualitário onde exija verdadeiramente a igualdade para todos cidadãos e a distribuição dos recursos seja divida proporcionalmente para cada cidadão nas áreas de saúde , previdência , educação e segurança.















24 abril 2011

DAENS - UM GRITO DE JUSTIÇA


O filme se passa na cidade de Aalst no norte da Bélgica no século XIX com um grupo de trabalhadores que viviam em condições miseráveis, vítimas da exploração da indústria de tecidos onde estão empregados.
A situação começa a mudar quando um padre revolucionário de nome Adolf Daens, é transferido para a cidade e assume a igreja local.

Como a igreja era a favor da classe burguesa, o padre possuía uma péssima imagem para os pobres, pois, os mesmos tinham a visão de que a igreja somente visava o interesse da burguesia e excluía a classe mais pobre.

Adolf Daens nasceu em 18 de Dezembro de 1839 de uma família numerosa e modesta da cidade de Aalst (Bélgica), foi um sacerdote flamenco, e uma personalidade muito combativa na política belga. Ele se opôs ativamente ao conservadorismo existente na época. Sua atuação política se centrou na defesa do proletariado e contra as injustiças sociais.

O filme retrata o descuido da infância, ou seja, o abuso infantil tanto na parte trabalhista quanto sexual. O padre Deans, logo ao chegar à cidade percebe este problema, enquanto observava as agressões dos subchefes da fábrica, onde qualquer desleixo cometido pelos trabalhadores em suas funções resultava em multas de $ 0,20 ou então na expulsão do operário.

Aalst era uma cidade decadente de assistencialismo promovido pelo governo devido a furtos cometidos por crianças e jovens que roubavam para “suprir” as suas necessidades, além de morrerem de hipotermia como no caso da personagem Nina. A cidade tinha uma população desacreditada devido ao desprezo da igreja com os habitantes.

Após a morte de uma criança na fábrica, começam os ataques dos operários contra o parlamento. Os capitalistas com o pensamento em ganhar, não pensavam nos trabalhadores e os próprios não reconheciam os seus direitos. A partir de então Daens mostra aos operários o “Sufrágio Universal” (O direito de votar e o reconhecimento do voto e suas garantias).

O filme relata explicitamente este embate entre as classes antagônicas, e a conquista trabalhista que os operários obtiveram com o auxílio de Adolf Daens, que deixou a vida eclesiástica para seguir carreira política favorecendo os pobres e trabalhadores.

Adolf Daens faleceu em 1907 com 68 anos, comparecendo ao seu enterro muitos operários e ativistas sociais.


FICHA TÉCNICA:
Ano: 1993
País: Bélgica
Legendado em Português
Duração: 132 Minutos
Direção: Stijn Coninx

12 abril 2011

Uma breve introdução do surgimento do serviço social no Brasil

O Serviço Social vai se iniciar no Brasil apartir do período da Ditadura Militar. Esta intenção de ruptura como modelos tradicionais do Serviço Social vai surgir no I Seminário Regional Latino- Americano de Serviço Social sediado na cidade de Porto Alegre em 1965 , dando a iniciativa do movimento de reconceituação do país , influenciado pelos países vizinhos , Chile , Argentina , Uruguai. Vale ressaltar que o movimento de reconceituação no Brasil teve o seu início na cidade de Araxá , Sumaré e Alto da Boa Vista , quando dali , surgiram documentos colocando em pauta a necessidade de romper com a forma empírica de envolvimento dos profissionais do serviço social , ou seja , a ruptura com o modelo tradicional da assistência social influenciada ainda com o modelo belga , porém a concentização dessa mudança partiu do I Seminário Regional do Serviço Social no Rio Grande do Sul.

O Serviço Social no seu processo de desenvolver vai passar então a adquirir status de ciencia , mas porum lado construi um conhecimento cientifico que vai ter como base o estudo do avanço da sociedade e suas transformações que aconteci ao decorrer do tempo, com os avanços tecnologicos e sociais que tem como base o emglobamento desse processo de formação da sociedade e suas necessidades. Em decorrencia de modificações que ocorreram na sociedade bem como por causa das mudanças de habitos do comercio , surgindo novos problemas nas áreas póliticas e sociais , que são denominadas de questão social.

A tecnificação da assistencia , por sua vez vai envolver a introdução de um universo conceitual mais amplo em diversos sentidos. A assistencia não deverá mais ser apenas curativa ; deverá atuar  principalmente , na prevenção dos " problemas sociais ".
Portanto , deverá ir ao encontro destes , isto é , ir ao proletariado e não esperar que este venha procurar auxílio. A medida em que a sociedade cresce ou se desenvolve vários métodos são mudados para acompanharem essa revolução social , com novos projetos , programas para amenizar as questões sociais que crescem assustadoramente.

Portanto, o assistente social isto é , devidamente formado em serviço social trabalharar no campo da Assistencia Social , prestando serviços sociais e participando no combate ao assistencialismo , através do fortalecimento dos direitos sociais na sociedade brasileira.