11 outubro 2011

Análise sobre o filme "Philadelphia"

Filadélfia

Andrew Beckett um promissor advogado que trabalha no tradicional escritório da empresa Sanders Systens localizada na Filadélfia, é nomeado como sócio da empresa por Charles Wheeler presidente da Sanders Systens que passou a ser representada por Wyant, Wheeler, Hellerman, Tetlow e Brown.

Após o anuncio, seu sócio e colega de trabalho Walter Kenton percebem que Andrew estar com uma lesão na testa que logo mais aparecerá na face e em outras partes do corpo. Andrew disfarça a marca na testa com uma desculpa, dizendo que se machucou com uma pancada na cabeça. Os sinais da lesão causada pela doença começam aparecer em mais proporção em Andrew que tenta disfarçar usando base facial para tentar esconde-las. Andrew continua focado nos negócios da empresa em seu escritório sem da atenção a sua saúde que cada vez mais estar agravando seu sistema imunológico, e acelerando a doença devido o acumulo de estresse em seu trabalho.

Andrew decide ir ao hospital após um mal estar que sente no seu trabalho. Ele volta ao medico, e faz uma nova coleta de sangue, e recebe a orientação do Dr. Klenstein que Andrew faça uma retoscopia. Uma semana depois, Andrew visita o escritório do advogado trabalhista Sr. Miller pedindo ajuda por ter sido demitido da empresa Wyant  Wheeler injustamente por discriminação, pelo fato de ser portador do vírus da AIDS e por ser Homossexual. Andrew Beckett acha que a causa da sua demissão foi por causa do seu sócio Walter Kenton que supostamente notou a sua lesão. A empresa onde Andrew trabalhou se negara dizendo perante o depoimento dele, que a causa verdadeira da demissão não foi pelo fato da sua doença e por ser homossexual, mais por causa do acumulo de trabalho que estava deixando Andrew conturbado psicologicamente, gerando a falta de atenção e colocando em risco a entrega do documento do caso Highline. O advogado negro Joe Miller se recusa a resolver o caso de Andrew, mas depois se sensibiliza com o caso e volta atrás disposto a encarar seus próprios medos e preconceitos; e acaba aceitando a defender a causa trabalhista de Andrew.

Andrew sofre a pressão da impressa jornalística e da população de Filadélfia que o repudia e o despreza pelo fato de ser gay e aidético. Mas por um lado Andrew tem o apoio da sua família que é fundamental, e do seu companheiro Miguel que sempre esteve ao lado dele encarando a doença. Alem de ser despedido da empresa por preconceito, e pela falta de ética entre seus colegas de trabalho que não soube lhe da com a sua homossexualidade, ele também sofre o abuso de privacidade da empresa que procura investigar a vida intima dele como forma de ferir a sua moral perante a sociedade, ao mando do seu chefe Sr. Wheeler, devido a intimação que recebeu do advogado Joe Miller pela corte, para o julgamento da causa.

Ao decorrer do julgamento Andrew Beckett se sente mal novamente e seu grau de saúde piora, causando a ausência da sua participação durante o julgamento que é levado adiante pelo seu advogado Joe Miller, que ganha a causa pela sua garra e determinação, contando com a participação e apoio dos jurados que votou a favor da causa. Dando a vitória ao seu caso, e estabelecendo uma indenização pelo salário e benefícios perdidos de 143 mil dólares, pela angustia e humilhação sofrida, 100 mil dólares e, como punição aos réus 4 milhões e 782 mil dólares, com a confirmação do veredicto.

Andrew sofre a morte social que foi a causadora da sua morte física por causa da AIDS que é uma doença incurável e mal vista pela sociedade que condena o individuo por ter adquirido a doença, assim causando o isolamento e o afastamento do individuo na sociedade e também pelo fato de saberem que ele era homossexual, reforçando mais ainda o preconceito contra ele.

REFERÊNCIA:

Titulo Original: (Philadelphia)

Lançamento: 1993 (EUA)

Direção: Jonathan Demme

Atores: Tom Hanks, Denzel Washington, Roberta Maxwell, Karen Finley.

Duração: 125 min

Gênero: Drama

Status: Arquivado