23 março 2011

INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL


O serviço social é uma ciência aplicada que teve como base outras ciências(ciências  humanas),como psicologia , filosofia e outras disciplinas para poder orientar o homem no decorrer do processo tecnológico e dos avanços na sociedade; intervindo nos problemas sociais.
A transformação social não é um problema  do Assistente social,mais sim dos partidos políticos que seria aqueles que governa o estado e que representa o nosso país.O Assistente social tem a sua função de amenizar os conflitos entre as classes antagônicas que seria uma batalha entre pobres e ricos.Para isso o Assistente de Serviço Social,vai necessitar da ajuda do poder publico e judiciário.
O Serviço Social é uma profissão de nível superior e pode ser exercida somente por profissionais diplomados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e devidamente registrados no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). A pessoa que se forma no curso de Serviço Social é denominada de assistente social.

Oque é questão social?




Questão social não é nada mais que expressões do cortidiano,que engloba todos os problemas na sociedade.A questão social tem como base em analisar as causas que intefere na sociedade como desigualdade social,desigualdade racial e entre outras.



As consequencias do capitalismo




 
  •      O abuso e a exploração exercida pela classe dominadora

                                   
                                       Trabalho x  Capital




O sistema capitalista sabe produzir lucros, mas não sabe distribuir, simplesmente não suficiente. Sobretudo se ainda por cima joga milhões de pessoas no desemprego, não dando oportunidade a essas pessoas que ficam a margem do desemprego e da miséria, fazendo com que esses indivíduos acabem indo pro lado da marginalização.
A riqueza  favoreci os especuladores que seria os grandes produtores de negócios em que uma das partes abusa da boa fé do outro.


Espero que tenham gostado da minha breve introdução sobre a profissão que espero continuar seguindo em frente.


3 comentários:

  1. Ótima Postagem !
    Há um documentário chamado "The Corporation" que traduz aquele HQ de uma maneira fantástica,vale a pena assistir ! Assistente Social é visto por min,como mais um dos cargos revolucionários que ainda há neste país e que ainda passa por uma certa Fome,mas isso nós mesmos alimentamos,pois sei que somos capacitados a este ponto. O capitalismo certamente continuará reiando em nossa nação,mas isso não é de se assustar,já aprendemos a conviver com ele e também já sabemos o que devemos mudar e o que ainda se deve permanecer ! Por fim,estamos aí,juntos e misturados pra encarar tudo isso da melhor e pior maneira possível (rsrs) !!! Viva la Revolucion !

    ResponderExcluir
  2. O blog é ótimo,aborda assuntos informativos e diversificados.

    ResponderExcluir
  3. muito bom!
    Realmente vivemos em um mundo capitalista,do qual não vamos nos livrar tão facilmente.

    ResponderExcluir

Comentar com respeito e seriedade!