12 abril 2011

Uma breve introdução do surgimento do serviço social no Brasil

O Serviço Social vai se iniciar no Brasil apartir do período da Ditadura Militar. Esta intenção de ruptura como modelos tradicionais do Serviço Social vai surgir no I Seminário Regional Latino- Americano de Serviço Social sediado na cidade de Porto Alegre em 1965 , dando a iniciativa do movimento de reconceituação do país , influenciado pelos países vizinhos , Chile , Argentina , Uruguai. Vale ressaltar que o movimento de reconceituação no Brasil teve o seu início na cidade de Araxá , Sumaré e Alto da Boa Vista , quando dali , surgiram documentos colocando em pauta a necessidade de romper com a forma empírica de envolvimento dos profissionais do serviço social , ou seja , a ruptura com o modelo tradicional da assistência social influenciada ainda com o modelo belga , porém a concentização dessa mudança partiu do I Seminário Regional do Serviço Social no Rio Grande do Sul.

O Serviço Social no seu processo de desenvolver vai passar então a adquirir status de ciencia , mas porum lado construi um conhecimento cientifico que vai ter como base o estudo do avanço da sociedade e suas transformações que aconteci ao decorrer do tempo, com os avanços tecnologicos e sociais que tem como base o emglobamento desse processo de formação da sociedade e suas necessidades. Em decorrencia de modificações que ocorreram na sociedade bem como por causa das mudanças de habitos do comercio , surgindo novos problemas nas áreas póliticas e sociais , que são denominadas de questão social.

A tecnificação da assistencia , por sua vez vai envolver a introdução de um universo conceitual mais amplo em diversos sentidos. A assistencia não deverá mais ser apenas curativa ; deverá atuar  principalmente , na prevenção dos " problemas sociais ".
Portanto , deverá ir ao encontro destes , isto é , ir ao proletariado e não esperar que este venha procurar auxílio. A medida em que a sociedade cresce ou se desenvolve vários métodos são mudados para acompanharem essa revolução social , com novos projetos , programas para amenizar as questões sociais que crescem assustadoramente.

Portanto, o assistente social isto é , devidamente formado em serviço social trabalharar no campo da Assistencia Social , prestando serviços sociais e participando no combate ao assistencialismo , através do fortalecimento dos direitos sociais na sociedade brasileira.

2 comentários:

  1. Vc falou uma coisa muito importante aí,e esclareceu bem o fato de com que nós estamos realmente preocupados ... Curar ou Previnir ?!
    De tal maneira,todo processo a iniciar-se em um país leva um bom tempo,este por exemplo ainda está em andamento assim como muitos outros projetos,soluções,e movimentos,portanto a persistência que está sendo tomada quanto a Assistência Social está surgindo um efeito positivo ! O bom de ler um texto como esse é saber que ainda existem pessoas que pensam nisso e reconhece o quão merecível és !
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. BLOG MUITO BEM INFORMATIVO! GOSTEI MUITO.

    ResponderExcluir

Comentar com respeito e seriedade!