30 maio 2011

Analise do Filme "O Elo Perdido"



O filme se passa na Europa, no século XIX onde um grupo de cientistas se aventura pela inexplorada África Equatorial para captura de animais selvagens e plantas silvestres.
O filme mostra o domínio do branco “civilizado” sobre as etnias da floresta primitiva africana, nesta aventura os cientistas capturam os Pigmeus e acabam levando os para estudos.
Os cientistas passam a investigar os Pigmeus como se eles fossem macacos antropóides e tratando os como animais de espécie extinta.
Através dos seus interesses e estudos os estudiosos levantam a hipótese que os Pigmeus seriam descendentes de Adão e Eva, levando em conta que os primeiros humanos que habitaram a terra seriam negros.
Com base no filme podemos ver aspectos de como os Pigmeus conseguiam aprender e absorver outras formas de cultura e comportamentos diferentes aos deles, apesar do médico Jamie Dodd defender essa tese, havia contestações dos outros cientistas que afirmavam que os Pigmeus eram incapazes de aprender outros costumes diferentes da sua cultura.
As crenças religiosas e culturais ficam explicitas no filme quando um dos Pigmeus apanha um pedaço de madeira e bate nas arvores perto da sua cabana para afastar os maus espíritos.
O filme trás consigo o etnocentrismo e o determinismo biológico quando Toko um dos Pigmeus capturados na floresta se encontra com o médico Dott havendo estranhamento por parte dos dois que é o julgamento do estereótipo e seus aspectos culturais. Pois vale apena vocês assistirem a esse grande filme com um conteúdo histórico fascinante. 
FICHA TECNICA:
Título original: (Man to Man)
Lançamento: 2005 (França, África do Sul, Inglaterra)
Direção: Régis Wargnier
Atores: Joseph Fiennes, Kristin Scott Thomas, Iain Glen, Hugh Bonneville.
Duração: 122 min
Gênero: Drama
Status: Arquivado



4 comentários:

  1. Ainda não assiti esse filme. Parece ser uma boa dica!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Sabia que esse filme não era americano,mas sim europeu(e africano)vai ser dificil eu conseguir achar ,mas eu me interessei

    ResponderExcluir

Comentar com respeito e seriedade!